sábado, 24 de março de 2012

Relembrando Jèrôme Valcke..., como sabemos, precisamos de chutes nos nossos traseiros! Ou não?

Relembrando Jèrôme Valcke..., como sabemos, precisamos de chutes nos nossos traseiros! Ou não?

Secretário Geral da Fifa manda chutar os traseiros dos brasileiros.
E ele está com a razão. 

Jérôme pra senador, Jérôme pra governador! 
Quem concordar, compartilha. Ou não... Tanto faz, nada vai mudar mesmo!

Saio em defesa do símpático francês, Jèrôme Valcke, um diplomata a serviço da Fifa, que mandou acertarem nossos bumbuns.

Isso nos fará bem. E poderia até ser um bem maior, se acordássemos!

Percebendo nossa incompetência em ligar com o básico do básico, 'coisa pública', infra-estrutura, normas claras e previamente estabelecidas (bebidas nos estádios, meia entrada para idosos etc.), telecomunicações, construção ou reforma de estádios (em Porto Alegre, reforma do estádio do Internacional, o Beira-Rio ainda nem começou), comitê organizador local (destaque-se o escândalo R. Teixeira) etc., nosso herói, nessas breves linhas, Jérôme disparou, é preciso chute no traseiro desse povo (envolvido com a Copa 2014), e complemento, 'pra ver se eles acordam', aí, estenderia, com todo respeito, a todos nós.

E já tem gente chamando Jérôme de safado, desafeto dos brasileiros, preconceituoso com as coisas tupiniquins etc. (p. ex., Marco Aurélio Garcia, Assessor Especial da Presidência e que fala muito, fala muito...).

Mas, mea culpa, minha máxima culpa, Jérôme tá certo!

Quem fala a verdade, apesar de grosseiro, deselegante, descortês, o que é imperdoável, merece ser ouvido.

Por isso, Jèrôme já! Jérôme-Lá! Jérôme pra assessorar o Instituto Lala-Lá. As coisas vão andá!

Tá tudo atrasado, tudo mal planejado. Mesmo!

A lei geral da Copa já era pra ter sido votada ano passado, 2011. Mas o Congresso é motivo de orgulho de decisões sábias de estadistas que lá estão?

Quem de nós ama nossos congressistas? Cá, digo que acho uma cambada de vagais. Antes que digam que perdi a ponderação, digo que há exceções, muito poucas. Mas há. E, se falarmos em estadistas, então, socorro, help me, please, SOS - Save Our Souls (salve nossas almas).

Eis a sabedoria de Jèrôme ao causar repúdios calorosos de imbecis como ele. Temos de reconhecer, quem não gosta de pensar, tem mais é de levar chute no traseiro.

Quem sabe acorda, tarde é verdade, sem dignidade é verdade, mas acordar já é uma benção que Jérôme Valcke nos presenteia.

Grato, Jérôme, sua deselegância indiscreta pretende nos acordar. Barulho já fez. Pena que não vai passar disso: alguns arroubos de ego ferido, mas as escolas continuarão as mesmas, o judiciário continuará dormente e autoritário, os hospitais públicos jogados à própria sorte, gente morrendo nos corredores, nossa indolência (macunaíma etc.) continuará a mesma.

Aposto todas as fichas que voltaremos, se é que já não voltamos, ao estado de indiferença, de sonolência, de latergia, de ignorância e os desafios para realizar a Copa 2014, bem como para cuidar do nosso dia-a-dia continuará como sempre foi.

Esse traço cultural brasileiro, indolência, dormência etc., parece 'imexível', mesmo com chutes no traseiro.

Reitere-se, traço cultural nem sempre verdadeiro, mas que boa parte do mundo conhece, mesmo que ainda pense que nossa capital é Buenos Aires e que nosso continente é o africano e que falamos, sei lá, deve ser o espanhol.

Que nossa indolência, nossa incompetência, tudo junto e misturado, nos acorde!

Nós merecemos ter um 'jèrôme' a nos chutar os traseiros.

Nós merecemos! Repita, amigo e amiga, nós merecemos!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário