quarta-feira, 7 de março de 2012

Contra o amadorismo, chute no traseiro. Receita de Jèrôme Valcke. E ele está certo!

Secretário Geral da Fifa manda chutar os traseiros dos brasileiros.
E ele está com a razão. Jérôme pra senador, Jérôme pra governador!


Saio em defesa do símpático francês, Jerôme Valcke, um diplomata a serviço da Fifa, que mandou acertar nossos bumbuns.

Isso nos fará bem. E poderia até ser um bem maior, se acordássemos!

Percebendo nossa incompetência em ligar com  o básico do básico, e até mesmo, o que chamamos de a 'coisa pública', infra-estrutura, regras claras e previamente estabelecidas (bebidas nos estádios, meia entrada para idosos etc.), telecomunicações, estádios, comitê organizador local etc., Jérôme disparou, é preciso um chute num bumbum desse povo, e complemento, 'pra ver se eles acordam'.

E já tem gente chamando Jérôme de safado, desafeto dos brasileiros, preconceituoso com as coisas tupiniquins etc.

Mas, mea culpa, Jérôme tá certo. Quem fala a verdade, apesar de grosseiro, o que é imperdoável, merece ser ouvido. Por isso, Jérôme já! Jérôme-Lá! Jérôme pra assessorar o Instituto Lala-Lá.

Tá tudo atrasado, tudo mal planejado.

A lei geral da Copa já era pra ter sido votada ano passado. Mas nosso Congresso é um orgulho de decisões sábias de estadistas que lá estão?

Quem de nós, lá do fundo d'álma, como diriam os mais românticos, amam nossos congressistas? Cá, digo que acho uma cambada de vagais. Antes que digam que perdi a ponderação, digo que há exceções, muito poucas. Mas há.

Hoje mesmo, ainda sinto o amargo na boca, vi publicações que fiz com carinho e investimento de tempo que não tinha, em prévia homenagem ao dia das mulheres, que foram sumariamente e absolutamente desprezados.

Eis a sabedoria de Jérôme ao causar repúdios calorosos de imbecis como ele. Temos de reconhecer, quem não gosta de pensar, tem mais é de levar chute no traseiro.

Quem sabe acorda, tarde é verdade, sem dignidade é verdade, mas acordar já é uma benção que Jérôme Valcke nos presenteia.

Grato, Jérôme, sua deselegância indiscreta pretende nos acordar. Barulho já fez. Pena que não vai passar disso: alguns arroubos de ego ferido, mas as escolas continuarão as mesmas, nossa indolência (macunaíma, etc.) continuará a mesma.

Aposto as fichas que tenho e as que não tenho que voltaremos ao estado de indiferença, de sonolência, de latergia, de ignorância, traço cultural brasileiro, nem sempre verdadeiro, que boa parte do mundo conhece, mesmo que ainda pense que nossa capital é Buenos Aires e que nosso continente é o africano e que falamos, sei lá, deve ser o espanhol.

E parabéns ao facebook por revelar nosso perfil. Esse é o nosso povo. Essa é a nossa gente. E eu aqui tb em incluo. Sou menos superficial, é verdade, mas sou tão igual quanto.

E o número de depressivos cresce assustadoramente. E o número de filósofos depressivos é maior do que o de entusiastas. Nós merecemos ter um 'jérôme' a nos chutar os traseiros.

Nós merecemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário